Unicamp

Personagens importantes para criação do LUMINA, o fundo patrimonial da Unicamp, contam como doações que podem impactar o futuro

Você sabia que pode impactar o futuro da ciência, da tecnologia, da inovação e de novos talentos doando de pequenas a grandes quantias para os chamados fundos patrimoniais? Esses fundos, também chamados de endowments, são velhos conhecidos de tradicionais universidades no exterior para diversificação de suas fontes de financiamento de projetos e ações, e agora são uma possibilidade para as universidades brasileiras.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou o LUMINA, seu fundo patrimonial oficial, em outubro de 2020 e desde então já recebeu mais de R$500mil em doações. Assim como prevê a Lei nº 13.800, aprovada em 2019, esses recursos recebidos por meio de doações de pessoas físicas ou jurídicas estão sendo investidos no mercado financeiro pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), que utilizará os rendimentos para financiar projetos da universidade na área de pesquisa, extensão e assistência.

Para você entender melhor essa iniciativa, entrevistamos três personagens importantes para a criação e estabelecimento do LUMINA: o atual reitor da Unicamp, Tom Zé , o ex-reitor e idealizador do fundo, Marcelo Knobel , e o CEO da CI&T que faz parte do conselho de empresários do fundo, Cesar Gon. Acompanhe!

 

Prof. Antonio José de Almeida Meirelles Reitor e Presidente do ConsellhoBlog LUMINA: Professor Tom Zé, como o senhor enxerga a importância do LUMINA para a Unicamp?

Tom Zé: O LUMINA, nosso fundo patrimonial oficial, possibilita às empresas, alunos, ex-alunos atuando em empresas e instituições públicas e a sociedade em geral a apoiar a Unicamp, na formação de talentos, no desenvolvimento de pesquisas de qualidade e na realização de suas atividades de assistência e extensão. Esse tipo de apoio permite à nossa universidade ampliar o impacto social de suas atividades.

No período em que vivemos, quando fica tão clara a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento econômico e social, apoiar o LUMINA é possibilitar a Unicamp mais oportunidades para formação de lideranças transformadoras.

 

Antonio José de Almeida MeirellesBlog LUMINA: Professor Marcelo, o senhor era reitor da universidade quando o LUMINA foi criado. Conte-nos um pouco desse processo de estabelecimento do fundo oficial da Unicamp.

Marcelo Knobel: A ideia de ter um fundo patrimonial sempre foi parte da nossa iniciativa de tentar diversificar as fontes de recursos da universidade. Em 2019, assim que foi promulgada a Lei que permitia essa utilização, começamos a discutir como poderíamos fazer isso na Unicamp. Montamos um grupo de trabalho, contratamos consultorias externas para verificar nossa primeira proposta porque é algo muito novo, para saber como poderíamos conectar a Funcamp nesse processo todo.

Realmente conseguimos avançar muito em uma proposta bastante ousada e que pudesse funcionar nesse primeiro momento conectado com a nossa fundação de apoio, que é a Funcamp, com as diversas fortalezas que a universidade têm e criar um fundo patrimonial forte e robusto que permitisse ter recursos para fazer projetos importantes para a universidade no futuro.

Foi um processo de discussão ampla com a comunidade até chegar no formato final que foi aprovado no fim do meu mandato como reitor.

 

Blog LUMINA: Como esse tipo de financiamento pode auxiliar a Unicamp e as universidades brasileiras em geral?

Tom Zé: A Unicamp tem forte compromisso com a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Temos compromisso com a agenda 2030 e os seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável correspondentes. Apoiar o LUMINA é apoiar a Unicamp nessas metas. Temos tradição em ensino de qualidade em praticamente todas as áreas do conhecimento, acompanhada de uma forte política de inclusão.

Nossas pesquisas geram conhecimento científico e tecnológico de qualidade, inovações e incentivamos o empreendedorismo. Nossas ações de extensão e assistência geram cooperação com empresas, órgãos públicos e organizações sociais, auxiliando todas elas no desenvolvimento de suas atividades. Apoiar e financiar nossos projetos e iniciativas, assim como o de outras universidades em nosso País, é auxiliar na efetivação de toda essa agenda dos tempos atuais.

 

César Gon - CEO da CI&TBlog LUMINA: Cesar Gon, você é um ex-aluno da Unicamp e CEO de uma empresa-filha da Universidade. Conte um pouco como a Unicamp auxiliou na sua carreira profissional.

Cesar Gon: A Unicamp foi peça-chave na minha formação como empreendedor em tecnologia. Fiz graduação e mestrado no Instituto de Computação. A universidade é um ambiente muito rico, ao mesmo tempo em que tive acesso a conhecimento de ponta, tive a oportunidade de conhecer grandes professores, pesquisadores, fiz muitos amigos.

Estes relacionamentos depois seriam fundamentais ao longo da minha trajetória profissional. Também tive a chance de contribuir com a criação do ecossistema empreendedor que se criou ao redor da universidade. No final, eu tenho uma ligação emocional com a Unicamp: foi lá que encontrei os meus sócios, Fernando e Bruno, onde nasceu a CI&T e também onde conheci a minha esposa, Silvia.

 

 

Blog LUMINA: Você foi um dos primeiros doadores do LUMINA. O que te motivou a doar e a estar no conselho de administração desta iniciativa?

Cesar Gon: Sempre achei um enorme privilégio ter tido a oportunidade de estudar na Unicamp. A estruturação de um fundo patrimonial é uma iniciativa muito inovadora no Brasil e é um passo importante para começarmos uma mudança de comportamento na sociedade, para que a riqueza gerada pela educação de alto impacto e pela formação dos alunos comece a contribuir mais diretamente com a própria excelência da universidade.

Sou um entusiasta dessa iniciativa e quero contribuir com esse sonho grande, de construção de um ciclo virtuoso de excelência, mais autonomia econômica para a universidade, mais investimentos em ensino, pesquisa científica e tecnológica. É o empreendedorismo mudando o mundo através da educação e da ciência.

 

Viu como sua ajuda pode impactar em grandes projetos da universidade pública? Clique aqui para doar
Toda doação é bem-vinda! Qualquer valor pode ser investido por você pelos seguintes dados bancários:

CONTA
Santander (Brasil) S.A
nº 033
Agência Private: nº 1693
Conta corrente: nº 13000006-1
Fundo Patrimonial da UNICAMP FPU CNPJ/MF: nº 40.950.410/0001-18

PIX
CHAVE PIX: 40950410000118

Continue acompanhando o blog LUMINA. Traremos sempre informações sobre o nosso fundo e como ele pode impactar a universidade a médio e longo prazo.

Mais recentes

Seja um Doador

Sua contribuição para o LUMINA é uma forma de estimular o desenvolvimento das iniciativas de uma das melhores universidades do país.